Otoplastia: conheça a cirurgia para corrigir as orelhas

Otoplastia: conheça a cirurgia para corrigir as orelhas

A otoplastia é buscada por pessoas que sentem incômodos com o formato das orelhas. Desse modo, a cirurgia plástica consiste na correção delas, de acordo com a anatomia do rosto do paciente.

Muitas pessoas acabam buscando a cirurgia para corrigir as orelhas de abano. Nesses casos, a otoplastia consiste na retirada de uma parte da cartilagem e do excesso de pele. Assim, as orelhas ficam mais próximas ao crânio e com um tamanho menor. Nesse sentido, a otoplastia acaba sendo feita por fins estéticos.

A partir dos 7 anos de idade, os pacientes já podem fazer otoplastia. A idade é relativamente baixa porque é o período no qual as crianças estão nos primeiros anos escolares e podem se sentir incômodos com o aspecto das orelhas.

Outros pacientes com faixa etária maior também podem passar pela otoplastia. Assim como as crianças, a cirurgia de correção pode aumentar o bem-estar e a autoestima dos indivíduos.

A otoplastia pode ser feita em casos de acidentes ou quando há malformação das orelhas. Nesses casos, o caráter da cirurgia pode não ser estético, já que a reparação pode influenciar na audição do paciente.
Vale lembrar que, antes da cirurgia, o médico responsável vai solicitar exames pré-operatórios. Além disso, a cirurgia só é feita se o paciente estiver com a pressão arterial e a diabetes controladas, e sem infecções no corpo.

Benefícios da Otoplastia

Conforme falamos acima, a cirurgia é indicada para crianças, adolescentes ou adultos que têm (e se incomodam) com alguma deformidade na orelha, como, no caso mais comum, a orelha em abano. Neste sentido, podem ser destacados como principais benefícios do procedimento:

Aparência mais harmoniosa: a otoplastia propicia uma aparência mais natural, pois gera maior equilíbrio/proporção entre as orelhas e a face.

Melhora da autoestima: a otoplastia oferece mais do que benefícios estéticos, visto que, muitas vezes, o incômodo com o formato, as proporções ou a posição da orelha prejudica a autoestima da pessoa.

Melhorar a autoestima pode ser muito importante, inclusive, no caso de crianças que, especialmente quando iniciam o convívio com colegas na escola, se tornam alvo de brincadeiras e apelidos maldosos (devido ao formato das orelhas).

Como é a recuperação da Otoplastia?

É essencial seguir todas as orientações passadas pelo cirurgião plástico. Entre elas, costumam estar:

Usar uma faixa de cabelo;
Tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico;
Permanecer em repouso nos três primeiros dias;
Evitar alimentos que exijam “muita força” para mastigar;
Não lavar o cabelo nos primeiros dias para não molhar o curativo;
Não realizar atividades físicas pelo menos nas três primeiras semanas ou conforme orientação do médico.

Como sempre, seguir as recomendações do médico é essencial para o sucesso da cirurgia e, também, para evitar problemas e desconfortos desnecessários.

Conheça a Clarté

A Clarté tem como missão oferecer um atendimento de saúde e beleza integrado e humanizado.

Com multi especialidades médicas e diferentes tipos de exames e procedimentos complementares e laboratoriais em um só lugar.

Somos referência em atendimento integrado e cuidado da saúde e beleza de forma preventiva. Acesse aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *