Benefícios do exercício físico para o funcionamento do intestino

Benefícios do exercício físico para o funcionamento do intestino

Quem nunca ouviu de um médico a recomendação de fazer mais exercícios físicos? Essa atividade proporciona diversos benefícios para a saúde, como melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos… Além disso, os exercícios físicos ajudam a prevenir a constipação, pois influenciam no funcionamento do intestino. Já sabia disso?

Praticar atividades regularmente ajuda na movimentação do trânsito intestinal, evitando a sensação de intestino “preso”, e uma futura constipação. Quando aliado a uma boa alimentação, rica em fibras, e ingestão de bastante água, os exercícios físicos são ainda mais eficazes para combater problemas no intestino.

Outro alimento, muito utilizado no tratamento da constipação intestinal é o probiótico.

Portanto, a combinação perfeita está na hidratação abundante, entre 1,5 a 2 litros por dia, ingestão de fibras, em torno de cinco porções do reino vegetal por dia e atividade física.

Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

Além disso, os exercícios físicos também melhoram o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, podendo ajudar na saúde intestinal. A queima de gordura que acontece durante os exercícios físicos também é muito benéfica para a saúde do intestino, pois acelera o peristaltismo.

O estresse, que também é um dos possíveis causadores da prisão de ventre, é um dos fatores que os exercícios físicos podem ajudar a eliminar. Isso acontece pois a atividade diminui o estresse, a ansiedade e o cansaço emocional.

Há diversos tipos de exercícios físicos que são indicados para melhor a saúde intestinal como caminhada, ideal para quem possui limitações ou ainda é sedentário, corrida, yoga, alongamento, pular corda, natação, dança, agachamento, abdominal, entre outros.

Alguns exercícios, como agachamento e abdominal, você pode fazer em casa. Saiba mais sobre abdominais indicados para prisão de ventre.

O importante é não permanecer sedentário: movimentar-se em uma atividade física é benéfico para a saúde física e mental e pode te ajudar muito com a prisão de ventre.

Conheça a Clarté

A Clarté tem como missão oferecer um atendimento de saúde e beleza integrado e humanizado.

Com multi especialidades médicas e diferentes tipos de exames e procedimentos complementares e laboratoriais em um só lugar.

Somos referência em atendimento integrado e cuidado da saúde e beleza de forma preventiva. Acesse aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *