Abdominoplastia: tudo o que você precisa saber
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que visa o tratamento do excesso de flacidez da pele do abdome que tem entre as suas principais causas: o emagrecimento ponderal e a gravidez. Geralmente também é recomendada após a realização da cirurgia bariátrica, quando o paciente já perdeu peso mas continua com excesso de pele e gorduras na região.
Além de melhorar o tônus muscular e retirar o excesso de pele, esse procedimento ainda ajuda a tratar o chamado ‘abdômen em avental’. Isto é, a flacidez da pele que causa aquelas dobrinhas que podem abalar a autoestima dos pacientes.
A cirurgia pode ser feita com algumas técnicas diferentes. No entanto, a mais popular é a abdominoplastia clássica.
Depois de demarcada a região é feita a incisão, o cirurgião reposiciona os músculos do abdômen para o seu local de origem, retirando o excesso de pele e gorduras ao redor. Em seguida, é feita uma espécie de costura interna ligando os músculos, o que deixa a cintura mais fina e firme.
A abdominoplastia pode ser feita com anestesia local ou geral, se for associada a outros procedimentos, como a lipoaspiração.
Na maioria dos pacientes, a lipoaspiração associada está indicada para um melhor resultado estético do contorno corporal.
Pré-operatório da abdominoplastia
Como todas as cirurgias, apresenta riscos que podem ser minimizados com a cautela de alguns fatores. Um destes, é a realização do pré-operatório adequado, o que inclui a consulta médica com especialistas, exame físico e realização de exames.
Além dos exames, é importante que o paciente esteja com peso dentro do IMC normal ou o mais próximo possível dessa faixa. Sabe-se que a obesidade é um fator de risco a mais para complicações cirúrgicas.
Outro ítem importante na segurança da cirurgia é a proscrição do tabagismo. O cigarro dificulta a cicatrização e age como fator pró-trombótico. É imprescindível que ele seja suspenso por pelo menos 60 dias antes da cirurgia. Com a ressalva de que a suspensão não cessa os malefícios do uso anterior, apenas diminui a probabilidade dos possíveis efeitos deletérios.
Cuidados pós-operatórios da abdominoplastia
Após a realização da cirurgia, o paciente deve permanecer de repouso por pelo menos 10 dias, evitando carregar pesos e fazer movimentos bruscos. Além disso, durante os 30 primeiros dias é importante usar uma malha compressiva (cinta-pós cirúrgica), para garantir bons resultados no procedimento.
Ao sentar ou deitar, deve-se ter atenção para não esticar demais a região do abdômen. Mantenha a região levemente curvada, para evitar desgaste. Não durma de lado ou de bruços.
Após alguns dias da realização da cirurgia, geralmente é indicado que os pacientes realizem algumas sessões de drenagem linfática. Esse procedimento auxilia no processo de cicatrização e recuperação muscular.
O retorno às atividades rotineiras só deve ser feito após a liberação médica. Caso sinta dores, o profissional poderá prescrever analgésicos.
A recuperação total demora cerca de dois meses e os resultados definitivos podem ser observados a partir do oitavo mês.
Para garantir resultados duradouros, é importante que após a recuperação o paciente mantenha uma boa alimentação para evitar que engorde novamente e prejudique os resultados da abdominoplastia.
Agora que você já sabe tudo sobre a Abdominoplastia, é de extrema importância conhecer o trabalho do cirurgião que irá realizar o seu sonho.
Conheça a Clarté
A Clarté tem como missão oferecer um atendimento de saúde e beleza integrado e humanizado.
Com multi especialidades médicas e diferentes tipos de exames e procedimentos complementares e laboratoriais em um só lugar.
Somos referência em atendimento integrado e cuidado da saúde e beleza de forma preventiva. Acesse aqui e saiba mais!



